Comportamento

Volta às aulas pode gerar estresse nas crianças

As férias estão acabando e é hora de retomar a rotina. Mas voltar abruptamente para a velha rotina pode gerar estresse nos pequenos. O recomendado, de acordo com a psicóloga e psicopedagoga, Laura Cristina Penchel, especialista em crianças e adolescentes, é fazer com que a mudança seja paulatinamente.

Como nas férias não há compromissos, tanto o organismo, quanto o cérebro passam a entender e considerar que esse é o novo ritmo. Ocorre que quando as crianças voltam às aulas de forma inesperada, criam um nível de estresse pelo fato de o cérebro não entender o porquê da mudança e para se habituar com a novidade terá que sofrer a pressão.

Uma dica bem simples e que pode evitar todo esse sofrimento, é aproveitar o período pré-retorno escolar para se organizar. Comece colocando horário para dormir e para comer, depois separe um horário do dia para alguma atividade de estudo ou leitura. Desse modo, o cérebro vai lembrar que fazia isso anteriormente e não vai se estressar quando chegar o momento de fazê-lo.
Então aproveite esses dias para colocar em prática essa recomendação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *