Cidades

“Você conhece a história por trás da roupa que está usando?”

Promovido pelo Instituto Alinha, evento reúne costureiros e estilistas para debater os rumos da indústria têxtil, no dia 31 de agosto, das 18h às 22h, no Red Bull Station

Você conhece o que há por trás de cada etiqueta costurada nas suas roupas? Você sabe em quais condições as peças foram costuradas? Você sabe quais são as histórias das pessoas que alavancam os rendimentos da indústria da moda? Você sabe quanto cada costureiro recebeu pela sua calça que na loja custou mais de R$200?

Com tais questionamentos, o Instituto Alinha, negócio social focado na melhoria das condições de trabalho e de vida de costureiros, co-criado por Dari Santos, uma das selecionadas para participar do programa de inovação social Amaphiko, da Red Bull, promove o: “Você conhece a história por trás da roupa que está usando?”.

“Na semana de moda, em que as passarelas e as roupas apresentadas são o foco da atenção, criamos um espaço para mostrar a realidade de quem está por trás da confecção de cada roupa. Nosso objetivo é questionar e mostrar dados estatísticos sobre a realidade da moda. Quem conhece o costureiro? Quem são eles? Como trabalham?”, provoca Dari Santos, co-fundadora do Instituto Alinha.

O evento ocorre em 31 de agosto, no mesmo período em que os holofotes estão voltados para as passarelas e para o glamour da São Paulo Fashion Week (SPFW) – Semana de Moda que ocorre de 27 de agosto a 1º de setembro, em São Paulo – e vem para provocar reflexão aos consumidores e às marcas em relação aos costureiros que estão por trás de cada peça que vestimos.

A ação, também, marca um novo momento do Instituto Alinha, que é o de conscientização do consumidor com o lançamento da etiqueta “Por trás da Roupa”,que tem como intuito mostrar aos consumidores por quem e em quais condições suas roupas foram confeccionadas.

“A intervenção vem para impactar e propiciar um maior contato com os costureiros, suas histórias e a realidade da moda tanto para os estilistas quanto para os consumidores, uma vez que todos nós somos um pouco responsáveis pela cadeia produtiva da indústria têxtil”, explica Dari Santos.

Provocações

Para que as pessoas possam compreender o processo de fabricação de roupas, em especial ao que diz respeito às condições de trabalho, muitas vezes precárias, das oficinas de costura no Brasil, o evento conta com várias intervenções:

  • Bate papo com costureiros + Lançamento de um vídeo que reúne personagens que serão impactados pela etiqueta Alinha;
  • Desfile das marcas TANDEN + DAMN Project e Joaquina Brasil
  • Exibição de peças de roupas costuradas pelos costureiros das oficinas que integram a plataforma Alinha e provocações de preços praticados e preços justos;
  • Exposição sobre as desigualdades no mundo da moda;- Fotos de antes e depois das oficinas assessoradas pelo Instituto;
  • Óculos de realidade virtual para mergulhar no cotidiano de uma oficina de costura;
  • Show das rappers Santa Mala, três bolivianas costureiras e rapperas, e muito mais…

Com o apoio da Red Bull Amaphiko, plataforma colaborativa para empreendedores sociais que buscam mudar o seu cantinho do mundo, o “Você conhece a história por trás da roupa que está usando?”, acontece no Red Bull Station, no Centro da Capital Paulista, das 18h às 22h.

Serviço

Quando? 31 de agosto

Onde? Red Bull Station – Praça da Bandeira, 137 – Centro – São Paulo (SP)

Horário? Das 18h às 22h

Sobre Instituto Alinha

O Instituto Alinha auxilia donos de oficinas de costura interessados em regularizar suas oficinas para então terem acesso a marcas e estilistas dispostos a oferecer condições justas de contratação. Confecções e estilistas fazem seu cadastro no site ww.alinha.me e após aprovados, têm acesso às oficinas alinhadas e se comprometem em contratar oficinas em condições dignas de trabalho. Mais do que alinhar oficinas de costura, o Instituto Alinha propõe uma nova relação entre marcas e oficinas.

Sobre Red Bull Amaphiko

Red Bull Amaphiko é um programa que, desde 2014, dá asas a pessoas e ideias transformadoras. Presente no Brasil, na África do Sul e Estados Unidos, o programa apoia e oferece mentoria, formações e conexões a projetos de empreendedores sociais que estão mudando a realidade de suas cidades e comunidades. Saiba mais emamaphiko.redbull.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *