Ser Papai Seus Filhos

Qual a hora certa para amamentar o bebê?

São meses de espera e muita ansiedade até o nascimento do bebê. E quando ele chega, além da alegria, muitas dúvidas nos cercam. Uma delas é sobre a hora correta de amamentá-lo. Em todas as vezes que ele chora é por fome? Quantas vezes deve ser amamentado e qual o tempo de cada mamada? Perguntas comuns e que todo pediatra se esforça para esclarecer.

Em meio a essa responsabilidade, que para muitos casais é nova, a insegurança das mães pode atrapalhar este ato e criar normas que não existem, de acordo com a pediatra Miquelina Lucia Santarsiere Etchebehere, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Ela ressalta que com o aleitamento materno não pode, nem deve existir uma preocupação em relação à quantidade de vezes oferecidas. “Amamentar de três em três horas é apenas uma média de ingestão de alimento. Quando a criança chora, você pode dar de mamar.”

Mas nem todo choro é fome, complementa. “Tirando todos os desconfortos, como dores, temperatura, posição, se mesmo assim continuar chorando, a mãe deve amamentar”.

Oferecer o leite materno sempre que o bebê estiver com fome não traz nenhum risco ao peso ou mesmo de ocorrer uma sobrecarga de alimentação. “Se ele mamar mais do que suporta, vai regurgitar esse leite.”, explica a pediatra.

O aleitamento materno não se resume apenas na nutrição do bebê, vale lembrar. Ele fortalece a relação entre mãe e filho e traz grandes benefícios à saúde de ambos. Para a mãe, é possível voltar ao peso de antes da gravidez mais rápido e para a criança o controle do peso. Já os bebês amamentados com mamadeiras tendem a ser mais obesos do que os alimentados com leite natural”, finaliza.

Outro dado importante para as mamães, é de que a amamentação completa diminui de 3 a 4% o risco da mulher desenvolver o câncer de mama, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). As mulheres que amamentam por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver a doença devido a substituição de tecido glandular por gordura nas mamas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *