Bem-Estar

Sim, o frio provoca mais dores nas articulações. Estudos comprovam

Sem exageros. As baixas temperaturas aliada as alterações climáticas e da pressão do ar potencializam reações inflamatórias do corpo, tendo como resultado o aumento do desconforto e dor. As queixas são frequentes de pacientes que sofrem de problemas nas articulações.

“Dois terços dos pacientes, que possuem algum grau de dor de lesões, relatam agravamento dos sintomas nos períodos de baixas temperaturas”, afirma a reumatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Elisa Terezinha Hacbarth Freire.

Segundo a médica, por muito tempo acreditou-se que mudanças climáticas e sintomas relacionados à dor nas articulações fossem apenas mitos. Mas, estudos recentes como o da Universidade de Harvard, nos EUA, mostram que existe relação direta entre elas.

Em pacientes portadores de osteoartrite, popularmente conhecida como artrose, ocorrem mais espasmos musculares, ocasionando o aumento da compressão articular. De acordo com a reumatologista, estes sintomas são também consequência da contração dos vasos sanguíneos causada pela baixa temperatura.

Como diminuir os sintomas no frio?

Para diminuir esse desconforto, Elisa sugere alongamentos, aquecer o corpo, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios com regularidade. “Um programa de atividades físicas específicas no frio pode otimizar a irrigação sanguínea, aumentar o controle muscular e a flexibilidade”, enfatiza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *