Educação Ensino

Estudantes vão desenvolver habilidades emocionais e sociais em sala de aula

Aprender a lidar com as dificuldades do dia a dia não é tarefa fácil. E para estimular os estudantes a explorarem maneiras de lidar com situações como amizade, comunicação, solidão, ameaças, bullying, mudanças, perdas, entre outras, escolas da Rede Municipal de Ensino de Pederneiras (SP), contarão com o programa Amigos do Zippy.

O Amigos do Zippy é um programa de educação emocional desenvolvido em escolas públicas e privadas, que ensina crianças pequenas a lidar com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos, a construir estratégias para resolver problemas e a fazer escolhas que melhorem sua qualidade de vida, levando em conta os sentimentos das outras pessoas. Nos últimos 12 anos, beneficiou aproximadamente 277 mil crianças com o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais em 45 municípios brasileiros.

O programa será implementado em todos os 2° anos das dez escolas municipais e beneficiará 549 alunos do Ensino Fundamental I. Serão capacitados 38 educadores, sendo 25 professores das respectivas classes, dez tutores representantes de cada escola e mais três representantes da Secretaria Municipal de Educação – SME.
Esta iniciativa é uma parceria entre a SME de Pederneiras (SP), a Associação pela Saúde Emocional de Crianças – ASEC e AB Brasil, empresa do grupo ABF – Associated British Foods, que apoia financeiramente o projeto.

O papel do professor é fundamental para o êxito do programa. Ele atua como facilitador do desenvolvimento emocional das crianças. Por isso, é especialmente capacitado num processo de formação coordenado pela ASEC. A formação inicial dos professores aconteceu em fevereiro, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Pederneiras e, neste mês, o programa começa a ser desenvolvido nas escolas.
Adriana Mazolini, supervisora de Recursos Humanos da AB Brasil, comenta a relevância da iniciativa em Pederneiras: “Ficamos felizes em poder contribuir para o futuro destas crianças, podendo melhorar a qualidade de vida delas e dos que as rodeiam. O mais importante neste projeto é contar com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e, principalmente, dos professores, pois sem eles este trabalho não seria realizado. A AB Brasil oferece o ‘’fermento’’; o “pão’’ será finalizado pelos professores e crianças participantes do projeto”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *