Gastronomia

6 dicas de pratos saudáveis para o inverno

O inverno chegou e com ele vem a preocupação em manter uma alimentação saudável também nesta época do ano. Essa estação pede comidas mais quentes, pois precisamos de mais calorias para estocar energia e sobreviver ao frio. Por isso, muitas vezes as pessoas têm a tendência de não só partirem para os pratos mais quentes, como também aos mais gordurosos e menos nutritivos.

Para quem não abre mão do prazer de experimentar boas comidas, tomei o devido cuidado ao selecionar alguns pratos saborosos, mas que também são nutritivos para quem busca manter uma alimentação equilibrada durante o frio:

Sopas e caldos

São as sugestões queridinhas para a estação, pois além de serem saudáveis e nutritivas, também ajudam a manter o corpo aquecido. A dica que costumo dar é usar para a base do preparo vegetais, para garantir mais cor e sabor ao prato. A sopa mais buscada ainda é a canja de frango (350g – 236 kcal) e o caldo verde (350g – 170 kcal);

Massas

Ótima opção para quem deseja fugir dos pratos líquidos quentes, principalmente na hora do almoço. Dica importante: inclua massas integrais e molho de tomate fresco, pois o prato fica mais saudável e rico em nutrientes. As opções mais saborosas são o ravioli integral de mussarela de búfala com molho de tomate (260g – 318 kcal) e o nhoque integral de mandioquinha com molho de tomate acompanhado com mix de cogumelos (340g – 308 kcal).

Risoto

Para fechar, não poderia deixar de mencionar o famoso risoto. Além de ser um prato que serve bem quente, ele é substancioso, o que evita o exagero. Procure incluir risotos com opções de carnes brancas e peixes para aumentar o consumo de proteína na refeição. Aposte no risoto de funghi e frango grelhado (220g – 322 kcal) ou no de abobrinha com salmão (220g – 316 kcal)

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