Bem-Estar Saúde

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No próximo dia 02 de abril edifícios importantes  como o Empire State Building e Cristo Redentor – ficam iluminados de azul em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Segundo estimativa feita em 2010 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, nos Estados Unidos, mostrou que 1 em cada 68 crianças são diagnosticadas com autismo no país.  No entanto, o diagnóstico não é tão simples assim. Isso porque não há um exame específico que indique o transtorno – a avaliação deve ser clínica e feita por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.

Este número também é contestado pela pesquisadora brasileira, e ícone no assunto autismo, Erika Parlato-Oliveira, que também é uma das representantes do PREAUT no Brasil, projeto que capacita profissionais para identificar o risco para o transtorno em bebês a partir dos 4 meses de vida. O projeto PREAUT, criado na França e dedicado à identificação precoce de bebês com risco para autismo, ajuda famílias a descobrir, o quanto antes, a existência do transtorno do espectro autista nos filhos para que as intervenções iniciem o quanto antes contribuindo para um bom desenvolvimento da criança.  Segundo Erika, quanto antes começa a intervenção, melhor é a evolução.

A intervenção proposta pelo PREAUT são encontros semanais para mostrar aos pais como trabalhar os estímulos ao bebê de forma continuada, em casa. Além do Brasil, o projeto está sendo difundido no Marrocos, Argentina, Inglaterra e países de língua Francesa.

Para saber mais: www.institutolangage.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *