Mercado de Trabalho

Como evitar o fracasso na carreira e negócios

Sim. É possível evitar o fracasso nos negócios e na carreira. E se você pensa que a grande razão para o naufrágio nessas duas áreas está na gestão (ou ausência dela) está certo. De fato, não existe fórmula perfeita para o sucesso. Mas caminhos que, se seguidos, aumentam as chances de um negócio emplacar ou uma carreira decolar.

No Brasil, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade. Os dados são da pesquisa Demografia das Empresas 2014, do Cempre (Cadastro Central de Empresas).

Outro dado que reforça a estatística é do Sebrae que, em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), apontou para um terço das empresas fechando as portas em dois anos no Brasil.

Para o mental coach, Douglas Maluf, criador do Método MD, boa parte desses casos poderiam ser evitados se fossem seguidos passos como a elaboração de um plano de negócio.

“É preciso. Principalmente quando estamos tratando de algo novo no mercado. Traçar o plano significa conhecer melhor a área do seu negócio, os riscos e porque seria viável implantá-lo”, ressalta.

Outros passos importantes é saber estruturar a equipe com pessoas com perfil adequado para a função e definir processos, metas e objetivos do negócio.

CARREIRA

Já para quem não tem o talento e veia empreendedora, mas almeja voos na carreira a primeira dica do coach é definir metas. “Não dá para arrumar a mala sem saber para qual destino você vai”, explica Maluf.

Dentro do processo de coaching, um método muito utilizado para alcançar os resultados é o F.A.R.M. A sigla quer dizer Foco, Ação, Resultado e Melhoria Contínua.

Assim, o coach será o responsável por conduzir a pessoa ao foco desejado, entrar em ação para que produza resultados e trabalhar a melhoria continua desses objetivos que foram concretizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *